Educação Física não é apenas o estudo dos movimentos ou uma simples forma de executar exercícios em sequência (repetições). É acima de tudo a interação do corpo, alma e mente. É o conhecer a si mesmo par ajudar no desenvolvimento do próximo.
Para Sousa (2011) "a característica essencial da Educação Física é o movimento. É o movimento, pois não há Educação Física sem o movimento humano, e isto a distingue das demais disciplinas. Os seus elementos são a ginástica, o jogo, o esporte e a dança. A simples prática dessas atividades contudo, sem levaar em consideração o ser humano na sua totalidade, não caracteriza Educação Física."
Assim, atualmente, a Educação Física abrange a área médica, tecnológica, filosófica dentre outras, embora no passado não propiciavam oportunidades para o desenvolvimento de mentes críticas, a educação era imposta como uma forma de disciplina moral, não era propriamente educação (exercício, lazer e saúde), mas adestramento, cuja única busca, na época, era o vigor físico.
Conforme Sousa (2011) "é preciso que os exercícios físicos não sejam o fruto da pura imitação mecânica; só assim Educação física passará a estimular a inteligência, não embrutecendo o indivíduo. É importante que as pessoas se movimentem tendo consciência de todos os seus gestos. Precisam estar pensando e sentindo o que realizam. É necessário que tenham a 'sensação de si mesmos', proporcionada pelo nosso sentido cinestésico (propriocepção), normalmente desprezado. Caso contrário, estaremos diante da 'deseducação física'".
Hoje, século XXI, a Educação Física é tida como forma de aprimoramento físico, mental e, principlamente, da saúde. Os exercícios físicos devem estimular a inteligência, a sensibilidade (consciência de si, do outro, do mundo) e não o embrutecimento do indivíduo. É importante que as pessoas sintam-se a si mesmas, aprendam a escutar, ouvir o seu corpo.
Portanto, Educação Física é mais que tudo um aprendizado que todos os dias cada ser humano terá acerca das múltiplas possibilidades que possui o seu corpo, de falar, externar, mostrar o que se passa internamente, psiquicamente. Garantir que o equilibrio Mente- Corpo - Emoções seja mantido através da consciência que todos passarão a ter do seu corpo como uma morada que deve sempre ser respeitada, cuidada, zelada, amada.
(Lyamara Marwell de Oliveira Riedel)
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Victor Marinho. O que é Educação Física. Brasília- DF: Brasiliense, 1985
SOUSA, Leyla Regis de Meneses. Afinal, o que é Educação Física? Texto produzido como apoio para as aulas, 2011
Conforme Sousa (2011) "é preciso que os exercícios físicos não sejam o fruto da pura imitação mecânica; só assim Educação física passará a estimular a inteligência, não embrutecendo o indivíduo. É importante que as pessoas se movimentem tendo consciência de todos os seus gestos. Precisam estar pensando e sentindo o que realizam. É necessário que tenham a 'sensação de si mesmos', proporcionada pelo nosso sentido cinestésico (propriocepção), normalmente desprezado. Caso contrário, estaremos diante da 'deseducação física'".
Hoje, século XXI, a Educação Física é tida como forma de aprimoramento físico, mental e, principlamente, da saúde. Os exercícios físicos devem estimular a inteligência, a sensibilidade (consciência de si, do outro, do mundo) e não o embrutecimento do indivíduo. É importante que as pessoas sintam-se a si mesmas, aprendam a escutar, ouvir o seu corpo.
Portanto, Educação Física é mais que tudo um aprendizado que todos os dias cada ser humano terá acerca das múltiplas possibilidades que possui o seu corpo, de falar, externar, mostrar o que se passa internamente, psiquicamente. Garantir que o equilibrio Mente- Corpo - Emoções seja mantido através da consciência que todos passarão a ter do seu corpo como uma morada que deve sempre ser respeitada, cuidada, zelada, amada.
(Lyamara Marwell de Oliveira Riedel)
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Victor Marinho. O que é Educação Física. Brasília- DF: Brasiliense, 1985
SOUSA, Leyla Regis de Meneses. Afinal, o que é Educação Física? Texto produzido como apoio para as aulas, 2011
Marcia Adriana disse que seu texto é maravilhoso por ampliar o nosso olhar acerca do Educador Físico, que passa a ser não apenas o que vai avaliar e acompanhar os exercícios, mas que auxiliará o cliente, todos nós a repensarmos o nosso corpo, como múltiplas maneiras de externar os nossos pensamentos, emoções, enfim, campo de interação e contato não apenas conosco, com os outros mas como o mundo. Por isso a nossa reponsabilidade com ele e o respeito que devemos ter, cuidando com carinho da nossa casa- móvel que o nosso corpo é!! Obrigada pelas reflexões partilhadas!!
ResponderExcluirAbraços
Marcia Adriana